SES-MG fortalece diálogo com municípios da regional de Pedra Azul

Imagem

Com a proposta de buscar uma maior aproximação e diálogo com os municípios da região nordeste de Minas Gerais, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul iniciou, no dia 9 de abril, o processo de trabalho com o município de Almenara, e, agora, nos dias 13 e 14 de maio, a Regional dá prosseguimento às reuniões com os municípios de Pedra Azul e Itaobim. O objetivo é apresentar aos secretários de saúde e coordenadores quais são as principais pendências municipais para o cumprimento de metas.

Crédito: Allan Campos

Na reunião, cada coordenador da GRS Pedra Azul teve a oportunidade de fazer uma análise dos programas e identificar quais eram as metas que não estavam sendo cumpridas, o que acarretava na perda de recursos para os municípios. Segundo o diretor da GRS Pedra Azul, Francisco Carvalho, esse momento de diálogo entre Regional e municípios possibilita aos gestores identificar quais são os setores que precisam melhorar seus indicadores, o que consequentemente, garantirá ao município uma maior quantidade de recursos a serem destinados na melhoria dos serviços públicos. “A experiência que acumulei ao longo dos anos me deu a segurança de realizar esse trabalho, onde estamos buscando aproximar a GRS dos municípios e seus técnicos. Pretendemos construir um ambiente maduro, inteligente e propositivo, que venha contribuir com os processos de trabalho das secretarias municipais de saúde e da GRS, fortalecendo o Sistema Único de Saúde em nossa região, como, também, as propostas do governo que se inicia”, explicou o diretor.

O coordenador de Gestão Regional da GRS Pedra Azul, Flamorion Fonseca, disse que a proposta da Regional é de que os 25 municípios da região façam uma visita à GRS para que possam ser apresentadas as principais dificuldades identificadas em cada município. Em um segundo momento, a Regional planeja realizar visitas às cidades para verificar se houve, de fato, melhorias nos indicadores, além de conhecer melhor a infraestrutura dos serviços municipais. “Com relação às metas do Saúde em Casa, nas quatro últimas avaliações, identificamos uma grande perda de recursos, porque as metas não estavam sendo cumpridas. Agora, estamos tendo a oportunidade de apresentar aos gestores o que estão perdendo e o que devem corrigir para que possam garantir os recursos destinados aos municípios”.

O Secretário Municipal de Saúde de Pedra Azul, Maurílio Morais, ressaltou que o diálogo com a Regional favorece e reflete diretamente no trabalho em equipe, contribuindo para um maior planejamento e organização do serviço prestado. “Parabenizamos a Regional de Pedra Azul por essa iniciativa inédita em nossa gestão. Sem dúvida, esse trabalho, realizado pela equipe multidisciplinar da GRS, foi importantíssimo para o nosso crescimento profissional e consequentemente para a saúde do nosso município”.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima