SES-MG participa da Campanha Maio Amarelo

Imagem

No ano de 2015 em Minas Gerais, 275.965 pessoas sofreram algum tipo de acidente no trânsito.  Embora, o número seja menor que em 2014 – quando foi registrado 295.965 casos – ainda é alto. Seguindo a mesma tendência de queda, os acidentes com pelo menos uma vítima fatal, foi de 2.663 para 2.251 (-14,3% de queda).

» Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos do Maio Amarelo em BH.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são responsáveis por 12% do total de mortes no mundo, sendo a terceira causa mais frequente na faixa etária de 01 a 40 anos de idade. Ainda, a OMS estima cerca de 50 milhões de vítimas com lesões e traumas, sendo as vítimas, em sua garnde maioria, o pedestres, ciclistas e motociclistas.

No Sistema Único de Saúde (SUS), os acidentes de trânsito são responsáveis por uma das principais causas de internação e mortes no país, contribuindo para a diminuição da expectativa de vida e causando grande impacto nos custos com saúde. De acordo com o DATASUS, o perfil das vítimas fatais e graves é predominantemente do sexo masculino (aproximadamente 80%) e jovens entre 18 e 39 anos (aproximadamente 60%).

Outro problema que causa bastante impacto são os acidentes provocados pela questão do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, mesmo com a vigência da Lei Seca ao volante. A medida autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez de motoristas. Quem for pego dirigindo sob influência de álcool ou outra substância psicoativa terá a carteira de habilitação recolhida e o veículo retido.

Segundo o Diretor de Vigilância de Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis da SES-MG, Kléber Rangel Silva, os acidentes de trânsito se configuram como um dos mais importantes problemas de saúde pública no país.  “Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte para uma importante parcela da população, sobretudo os jovens do sexo masculino (em sua maioria trabalhadores). Isso impacta diretamente nas políticas públicas do estado”, explicou Kleber.

Clique aqui e confira o Diagnóstico de Acidentes de Minas Gerais 2014-2015, produzido pela SEDS-MG.

Por isso, este ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apoia a campanha Maio Amarelo que vai ao ar em todas as redes sociais para mobilizar o país contra a epidemia das mortes no trânsito. Nas redes sociais, a SES-MG vai lançar a hashtags #MaioAmarelo e #EuSouMaisUm.

A campanha Nacional traz dois fortes apelos: “Somos 43 mil mortos no trânsito” e “Somos mais de 500 mil feridos no trânsito” e foi lançada pela pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, que coordena a mobilização no Brasil. A proposta é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um é responsável por mudar esse cenário.

 

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima