SES-MG promove em BH a etapa presencial do Curso de formação em Auriculoterapia

Imagem

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde e da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares, em parceria com o Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o curso de formação em “Auriculoterapia”, voltado para profissionais de saúde.

“A realização do curso é de suma importância para a implantação, ampliação e fortalecimento das Práticas Integrativas em Minas Gerais”, afirma o Coordenador das Práticas Integrativas e Complementares da SES-MG, José Geraldo Martins. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

O curso é dividido em duas etapas: a primeira, com carga de 75 horas, é realizada na modalidade de educação à distância (EAD) e constituída por cinco módulos. A segunda, com carga horária de 5 horas, será presencial e realizada após a finalização do EAD. Em Minas Gerais, a etapa presencial acontecerá em Belo Horizonte e as vagas gratuitas são destinadas aos profissionais de saúde com nível superior da atenção básica, lotados nas equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e ou unidades básicas tradicionais.

O programa responsável pelo processo de inscrição selecionou por meio de sorteio eletrônico os ocupantes das vagas. Nos dias 11 e 12 de maio, das 7h30 às 17h30 aconteceu a etapa presencial do curso na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – Unidade Geraldo Campos Valadão, que fica na Rua Uberaba, nº 780 – Barro Preto – Belo Horizonte. As próximas etapas presenciais irão ocorrer nos dias 25 e 26 de maio.

Participação Mineira

Minas Gerais está atuando como polo formador em auriculoterapia, pois a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) firmou compromisso na realização do curso, garantindo a infraestrutura e apoio didático para aulas presenciais, o apoio administrativo, a indicação de profissionais tutores e apoio local para a Etapa Presencial.

O curso é muito relevante para a implantação, ampliação e o fortalecimento das Práticas Integrativas em Minas, principalmente da Auriculoterapia, pois a capacitação é uma das principais demandas dos gestores municipais. Está prevista a capacitação de 500 profissionais de nível superior da Atenção Básica de 235 municípios, que poderão contar com pessoal qualificado para exercer a auriculoterapia em suas Unidades Básicas de Saúde.

 

 

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima