SES/MG recebe 6º Prêmio de Excelência em Gestão Pública

SES/MG recebe 6º Prêmio de Excelência em Gestão Pública

A Diretoria de Informações em Saúde (DIS) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), representada pelos funcionários Vânia de Freitas Drumond, Érica Tolentino Santos Drumond Gonçalves e Nilmar Paulo Fortes, recebeu ontem, 1/12, o 6º Prêmio de Excelência em Gestão Pública do estado, organizado pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, sob coordenação da Superintendência Central de Política de Recursos Humanos. 

O trabalho intitulado “Sistema de Controle de Teto” (SISCOTEF), ficou em primeiro lugar na categoria B que avaliou experiências e iniciativas de sucesso, implementadas ou em processo de implementação, a partir de conhecimento e/ou experiências do servidor. O SISCOTEF é um sistema de informação que cruza dados financeiros da produção ambulatorial e hospitalar dos municípios mineiros com o teto financeiro da Programação Pactuada Integrada (PPI), objetivando minimizar a ocorrência de erros nos pagamentos e verificar grandes distorções entre metas contratadas e executadas, visando adequação do contrato às necessidades da assistência.

Vânia de Freitas Drumond, integrante da equipe agraciada com o prêmio, e Superintendente de Programação Assistencial da SES/MG, conta que a Subsecretaria de Regulação em Saúde sempre valorizou e participou dos Prêmios de Excelência em Gestão Pública do estado, com vários trabalhos, sendo que já conquistou um segundo lugar e dois primeiros lugares. “Concursos como este são muito importantes para a valorização dos servidores, com o reconhecimento oficial de inovações de processos de trabalho, dentro do Serviço Público Estadual. Procuramos sempre demonstrar compromisso com a busca pela excelência para a prestação da assistência aos usuários do SUSMG”, afirma.

O concurso, que contou com a participação da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho/Fundação João Pinheiro e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A, buscou estimular a implementação de iniciativas de sucesso em gestão nas organizações do governo estadual, que contribuam efetivamente para a melhoria na prestação dos serviços públicos, além de reconhecer os servidores públicos e estagiários que atuam de forma criativa e pró-ativa com apresentação de experiências e formulação de ideias passíveis de implementação na Administração Pública Estadual.  

Sistema de Controle de Teto

O Estado é responsável direto na tarefa de gerenciar e regular corretamente os recursos do SUS, fazendo cumprir as negociações entre os municípios, de forma transparente, otimizando os recursos disponíveis, para atender melhor às necessidades da população mineira e garantindo o custeio da assistência aos usuários do SUS/MG. Com o amadurecimento da utilização do sistema, outras necessidades de controle e avaliação surgiram, incorporando novos módulos a ele. No total do ano de 2010, houve uma sobra no valor de R$ 15.742.131,90, representando 6,7% do total do pactuado para os procedimentos ambulatoriais. Além de sobra de recurso em todos os meses do ano, na média de R$ 3.658.314,96, representando 12% de sobra no teto MAC hospitalar em relação à sua produção.  Em se tratando de contratos de orçamento fixo, a implantação do módulo minimizou a ocorrência de erros no pagamento, como duplicidade e permitiu o acompanhamento a longo prazo, podendo ser realizada uma pesquisa no banco de dados a qualquer momento, de forma ágil.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Nathália Freitas


Rolar para cima