Desde o dia 06/04, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) intensificou as ações de combate à dengue em Betim. A equipe da Força Tarefa de Combate à dengue da SES vai ficar na cidade até a próxima sexta-feira, 17/04. Além disso, uma equipe de mobilizadores do estado e do município estão percorrendo diversas ruas da cidade para esclarecer a população sobre as formas de se eliminar os focos do mosquito e promovendo as ações de mobilização social, como mutirões de limpeza, panfletagem, capacitação dos agentes de endemias e zoonoses, além de reuniões em escolas e igrejas.
O agente de saúde Geraldo Dias da Silva, que compõe a equipe da Força Tarefa, visitou o bairro Santa Inês e, de acordo com ele, em 95% das visitas os agentes de combate à dengue são recebidos de forma simpática pela população. Ele também alerta sobre os focos do mosquito da dengue, que de alguma forma se encontram escondidos nas ruas. “Visitando um bairro encontramos dois focos da dengue na mesma rua. Procuramos alertar às pessoas que não guardar nenhum objeto que acumule água já evita que a doença possa aparecer nas residências”, disse.
Betim já registra mais de 5 mil casos de dengue notificados sendo que os pacientes com os sintomas da doença contam com uma unidade de hidratação 24 horas. Instalada no Centro de Especialidades “Divino Braga”, a unidade de hidratação a cada 24 horas atende mais de 200 pessoas que já na fase de acolhimento recebem hidratação oral. Para as pessoas que são encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde e pelas Unidades de Atendimento Imediato, a secretaria municipal de saúde também disponibilizou um veículo para que as pessoas sejam levadas até a unidade de hidratação. Três leitos do hospital regional de Betim também foram disponibilizados para atender os casos mais graves.
Autor: Alessandra Maximiano
