SES mobiliza contra gripe nas estações ferroviárias

Imagem

Impactar e alertar a população sobre o perigo da gripe, de modo que as pessoas mudem a forma de ver a doença, além disso, divulgar informações sobre as medidas necessárias para evitar a doença são os objetivos da ação de mobilização social que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) está promovendo, em parceria com a empresa VALE, nos pontos de embarque e desembarque de passageiros nas estações ferroviárias da linha Vitória-Minas em Belo Horizonte, Ipatinga e Governador Valadares.

 

As ações acontecem no formato de blitz educativa e as atividades, que tiveram início no dia 08-07 e seguem até o dia 03-08, fazem parte da campanha da SES  “Mude seu jeito de ver a gripe. Ela mata – Previna-se” , que compõe   o Plano Estadual de Enfrentamento da Síndrome Gripal (SG) e da Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG), com ênfase na Influenza.

“A SES está preocupada com os números de casos no Estado de gripe, principalmente os que levaram a óbitos, está com esta proposta de mobilizar parceiros não governamentais para que possamos trabalhar juntos na prevenção das síndromes gripais graves e agudas. Temos de estar vigilantes, poder público e sociedade quanto ao risco da entrada dos novos vírus da gripe”, ressaltou a superintendente regional de saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino.

O especialista de Relações Institucionais da Estrada de Ferro Vitória a Minas da VALE, Álvaro Albergaria, destacou a importância da parceria do governo estadual com a empresa nas campanhas de saúde pública. “A Vale entende a importância de unir forças em ações voltadas para contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Como acontece nesta campanha contra a gripe realizada nas estações  de nossos trens de passageiros, e cujo foco é a saúde da comunidade”, afirmou.

Além das blitzs, foram afixados cartazes nas estações de Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor, Timóteo, Nova Era, João Monlevade, Rio Piracicaba, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Ipatinga, Governador Valadares e o spot da campanha está também sendo veiculado  no sistema de som interno dos trens de passageiros.

Alerta

Maria Rosimeiry, 36 anos, aguardava ansiosamente o embarque para Vitória  na Estação de Governador Valadares , onde a mãe, que mora no Espírito Santo, está internada exatamente por problemas respiratórios .  “Estou indo acompanhar minha mãe no tratamento lá e estou levando mais folhetos para distribuir no Hospital, porque temos que divulgar para as pessoas que ainda não sabem do perigo que representa a gripe para saúde delas”, disse.

Já Ana Fernandes de Souza, moradora de Coronel Fabriciano, momentos antes de embarcar na Estação Intendente Câmara em Ipatinga para Belo Horizonte, comentou que já sabia sobre a necessidade de vigilância  constante  em relação à gripe por causa de uma  reportagem vista na televisão e que apoia as ações de mobilização contra a gripe da SES. “Essa divulgação é necessária e importante para alertar todo mundo sobre como se prevenir contra a gripe. Às vezes podemos ter casos graves dentro das nossas casas, sem saber da seriedade da situação”, analisou.

Ação em BH

Amanhã, sexta-feira, 26/07, a ação acontece em Belo Horizonte, a partir das 07h30, na Rua Aarão Reis, 423, Praça da Estação.

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima