A equipe de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) chegou à Uberaba no dia 28/11 e já realizou diversas ações de articulação entre serviço público e privado, organizações não governamentais, filantrópicas e sociedade civil. No dia 29/11 (terça-feira), as equipes do estado, município e Superintendência Regional de Saúde se reuniram para acertar a organização da programação que teve início ontem (30/11), com reunião intersetorial. A reunião teve como pauta a situação da Dengue em Uberaba, a mobilização contra os focos do mosquito transmissor, as parcerias e a programação que deverá se estender até o dia 07/12. Participaram representantes das secretarias municipais de saúde, educação e cultura, meio ambiente, agricultura, desenvolvimento social e infraestrutura. Também estavam presentes membros da ACD, ADEFU, COOPERU, ABO, FACTHUS, Uniube, Hospital de Clínicas da UFTM, Hospital Universitário e presidentes de associações de bairro. Para João Jerônimo, presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera, o encontro foi enriquecedor; “em nosso bairro encontramos algumas situações de risco como, por exemplo, a cisterna aberta em nossa horta comunitária. Eu não sabia como lidar com o problema, mas na reunião pude aprender algumas técnicas que podem acabar com as larvas do mosquito, como o uso de larvicidas ou até o cultivo de peixes que se alimentam das larvas”. Amanhã (02/12), as equipes realizarão panfletagem educativa no centro da cidade e nas unidades de saúde do município, onde também será apresentado um filme sobre a Dengue. Para sábado (03/12), a programação na Praça Rui Barbosa inclui apresentações culturais, oficinas de artesanato com materiais recicláveis, Dengômetro e Dengue Móvel, além da chegada do Papai Noel promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Ao mesmo tempo, estarão sendo realizados Pit Stops em três locais estratégicos da cidade, para distribuir panfletos, adesivos e informações sobre a Dengue aos motoristas. O superintendente regional de saúde de Uberaba, Carlos Farah, acredita que todo este empenho do governo de minas, SES/MG e municípios, se deve à importância do problema Dengue. “Muitas vezes, o criadouro do mosquito pode estar dentro de uma residência, por isso é importante toda a população”, conclui.
Programação para a próxima semana:
Domingo (04/12): Dengue Móvel – 08 às 13h (Bairro Jardim Triângulo, em frente ao CAIC).*Panfletagem Educativa das 09h às 11h, na Praça da Abadia. Segunda-feira (05/12): Dengue Móvel – 09 às 16h (Vila Craide, em frente à APAE) Terça-feira (06/12): Dengue Móvel – 08 às 12h (Bairro São Cristóvão, na quadra esportiva).*Evento de premiação das atividades contra Dengue das Escolas Municipais às 14h, no Cine Teatro Vera Cruz. Quarta-feira (07/12): Encerramento das ações com reunião interinstitucional de avaliação das 15 às 17h, na SRS Uberaba.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga