SES promove capacitação sobre hanseníase em Uberaba

Foram realizadas na Superintendência Regional de Saúde Uberaba, nos dias 25 a 28 de junho, evento de capacitação para descentralização do Banco de Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN- HANSENÍASE) para os 27 Municípios que compõe a macrorregião do Triângulo do Sul. Os municípios foram divididos em dois grupos, e as ações que consistiram em orientação pelos técnicos da SES-MG e SRS Uberaba e seguido por realização de atividades práticas no próprio sistema pelas referências técnicas municipais. Foram capacitadas, 3 referências de cada Município, dentre elas, referências em Vigilância Epidemiológica, Hanseníase e SINAN.

O objetivo da capacitação foi orientar os técnicos dos Municípios a fazer a notificação, digitação, acompanhamento e análise dos dados e agravantes de hanseníase favorecendo um melhor controle da endemia.

O evento foi orientado por Adalto César Pugeto, referência do SINAN e da Coordenadoria Dermatológica Sanitária das SES-MG, que ressalta a significância da correta utilização do Sistema “O SINAN foi criado para estar nas Unidades de Saúde, é um sistema do Município, ele serve para acompanhar as pactuações e metas a serem cumpridas acordadas com o governo Estadual e Federal, por isso sua grande importância”, disse.

Quanto à importância da capacitação e treinamento, Denise Maciel Carvalho, referência técnica em Hanseníase da SRS Uberaba, destaca: “Para a Regional essa capacitação é muito importante e necessária, pois cada Município poderá acompanhar sua situação de perto, mas sempre com o suporte e orientação da Regional.”

Autor: Juliana Fontoura de Oliveira

Rolar para cima