A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) encerrou nesta quarta-feira (14/11), no laboratório de informática da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, um treinamento iniciado dia 11/11 sobre o Sistema Integrado de Gestão da Vigilância Sanitária (SIGVISA). Participaram técnicos e autoridades sanitárias das Unidades Regionais de Saúde de Teófilo Otoni, Manhumirim e Governador Valadares.
O SIGVISA é um ferramenta que foi desenvolvida no Estado para apoiar os servidores da Vigilância Sanitária na realização e agilização das atividades de campo, como monitoramento, fiscalização e vistoria possibilitando maior controle de demandas e prazos, transparência das ações em todos os níveis e auxiliando também na padronização e harmonização dos processos de trabalho. Ele oferece ambiente informatizado para gestão dos serviços, tornando automáticos processos que eram realizados manualmente.
O sistema possibilitará também, cadastrar os estabelecimentos do Estado e seus respectivos responsáveis legais e técnicos. Há também um modelo específico para o empreendedor, onde serão realizadas as solicitações de Alvará Sanitário e aprovação de Projeto Arquitetônico de forma eletrônica e onde será disponibilizado para consulta o andamento do processo.
Segundo o coordenador do treinamento, Fabrício Alencar de Miranda, da Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres da SES-MG, o Sistema já funciona há alguns anos e está em fase final de implantação. “Já existe um sistema implantado oficialmente e estamos oferecendo aos técnicos municipais um sistema de testes para que eles possam se familiarizar e aprender a trabalhar com essa ferramenta, já que todas as ações da Vigilância serão gradualmente integradas ao SIGVISA”, afirmou.
A autoridade Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Rose Meire Gomes de Paula, declarou que o treinamento foi bom e produtivo e o SIGVISA vem para aprimorar o trabalho da Vigilância Sanitária Estadual. “A capacitação foi muito boa e esta nova ferramenta vai facilitar nosso trabalho, já que vai alinhar e padronizar as atividades das autoridades sanitárias de todo o Estado, propiciando o encaminhamento e sistematização das nossas ações”, frisou.
Autor: Frederico Bussinger