Para que os foliões possam curtir o carnaval com maior segurança e proteção à saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove a campanha contra a AIDS: “Use quando você não estiver usando mais nada -Use camisinha sempre. AIDS. Pegar é fácil. Evitar também.”, com o objetivo de alertar às pessoas sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante as comemorações do carnaval.
As ações buscam ampliar a conscientização sobre as DSTs e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e para as formas de prevenção. Para a coordenadora de DSTs/AIDS e Hepatites Virais da SES, Lílian Nobre de Moura, a campanha trabalha a prevenção durante todo o ano, mas é reforçada no carnaval.
“Durante esse período, muitas pessoas se reúnem para divertir e festejar e, infelizmente, se esquecem da importância de se prevenir. Por isso, é imprescindível reforçarmos a prevenção. A não utilização de preservativo, durante a relação sexual, serve de porta de entrada para diversas doenças entre elas a AIDS, a Sífilis, o HPV e as Hepatites virais. O ditado “prevenir é melhor que remediar” é extremamente válido para a promoção da saúde e o desenvolvimento do autocuidado, principalmente quando falamos de agravos em que não há cura como a AIDS”, alertou.
Mobilização
Em parceria com a rádio Itatiaia, algumas ações de mobilização irão acontecer em Belo Horizonte, Ouro Preto, Diamantina, Pompeu e Abaeté, cidades que receberão maior número de pessoas durante os dias de carnaval. Por meio de abordagens descontraídas, a equipe divulgará informações de como curtir o carnaval de maneira segura, distribuindo material informativo e camisinhas aos foliões.
Em Belo Horizonte, as ações acontecerão no aeroporto da Pampulha, rodoviária e estação José Cândido da Silveira. Na ocasião os promotores uniformizados irão abordar as pessoas, convidando-as a participarem de uma brincadeira na Roleta Premiada. Para participar, a pessoa deverá apertar o botão luminoso e de acordo com a casa premiada deverá responder a uma pergunta relacionada ao tema: Sexo Seguro, DSTs, HIV/AIDS e Hepatites virais. Respondeu corretamente a pergunta, ganhou um brinde da Rádio Itatiaia / Itatiaia no ponto, além de informações sobre a prevenção da doença.
Doença em Minas
Do início da epidemia, em 1983, até fevereiro de 2014, foram notificados no Estado 36.642 mil casos de AIDS, que estão distribuídos em 730 municípios. Destes, 18.734 casos foram diagnosticados em heterossexuais (51,13%), 5.912 casos em homossexuais (16,14%) e 2.923 casos em bissexuais (7,98%). Mais de 44% dos casos conhecidos estão entre jovens de 20 a 34 anos. Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia estão entre as 15 cidades com mais casos da doença.
Autor: Míria César