A 1ª Oficina Macrorregional de Planejamento Estratégico da Política de Educação Permanente em Saúde foi realizada na quarta-feira, 23/11, na sede da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) entre 8 e 18 horas com objetivo de fortalecer o processo de consolidação da política de educação permanente em saúde. O superintendente da SRS-BH, Paulo de Tarso Auais, ressaltou que a implantação da política estadual de educação permanente em saúde tem por finalidade “agregar valor ao profissional que se responsabiliza pela saúde do cidadão” e enumerou ações educacionais de destaque. “Grandes ações educacionais já propostas por meio dos projetos estruturadores, como o programa de educação permanente, o plano diretor da atenção primária à saúde, os cursos de gestão microrregional, assistência hospitalar ao neonato, o plano diretor da atenção hospitalar, entre outros, mostram a necessidade de os profissionais serem sujeitos dessa política”. A referência técnica em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da SRS-BH, Elaine Spínola, enfatizou os produtos esperados da Oficina. “A expectativa é que tenhamos maior compreensão sobre o contexto e o processo da educação permanente esclarecimento sobre as Comissões De Integração Ensino Serviço Macrorregionais (Cies)”. Referência técnica em normatização dos serviços de saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) Conceição Gonçalves salientou a amplitude da ação. “É a primeira de uma série de três oficinas que ocorrerão em todas as micro e macrorregionais. A importância é sair com conhecimento de diagnóstico para identificar as necessidades de ações educacionais”.
Representando a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais no evento Luciana de Assis explica a parceria entre a SES-MG e a Escola. “Estamos orientando sobre o trabalho de diagnóstico para capacitar multiplicadores. Essa parceria é fundamental. A ESP-MG é um centro formador do profissional de saúde, então é importante que ajudemos nesse diagnóstico dos problemas da educação no Estado até para intervir com maior propriedade”.
O evento foi composto por palestra, estudo de caso e debates. Participaram referências técnicas dos municípios que compõem a macrorregional centro do Estado de Minas Gerais.Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Leandro Heringer