A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares sediou o II Encontro Gerencial de coordenadores municipais da Vigilância Sanitária (Visa), uma iniciativa estratégica vinculada ao Índice de Qualidade da Gestão Municipal da Saúde (IQGMS). O evento foi realizado no dia 13/8 e teve como objetivo avaliar as ações implementadas nesta etapa do IQGMS, e promover discussões sobre os desafios enfrentados pelos profissionais na implementação das ações dessa área dos sistemas municipais de saúde da macrorregião de Saúde Leste.
O encontro, que contou com a participação expressiva da maioria das Visas municipais, destacou-se pela relevância das discussões, que visam a conciliação de esforços para aprimorar os serviços oferecidos aos usuários da região / setor regulado.
Além de abordar o progresso das metas do IQGMS, os participantes debateram temas essencais para a área, como a Resolução RDC 786/2023, a atuação dos Consórcios de Vigilância Sanitária (Visa CIS) e as diretrizes para abordagem de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
A organização do II Encontro Gerencial foi motivada pela necessidade de fortalecer a gestão dos coordenadores de Vigilância Sanitária, garantindo o cumprimento de metas, e melhoria dos processos de trabalho. Durante o evento, foi apresentado o resultado do primeiro monitoramento do IQGMS, destacando os avanços e as áreas / temas que ainda requerem maior atenção.
Thalles Bento, referência técnica da Vigilância Sanitária de Governador Valadares, destacou a importância dos encontros presenciais entre os técnicos das Visas municipais ao enfatizar que esses momentos são essenciais para o fortalecimento da comunicação e do aprendizado coletivo.
Ele ressaltou que os encontros proporcionam um ambiente propício para o diálogo direto, onde todos os participantes podem compartilhar suas experiências, discutir desafios da Visa e esclarecer dúvidas de maneira colaborativa, além de contribuir para a construção de soluções conjuntas e para a aplicação mais eficaz das normas e diretrizes da área.
A expectativa é de que o encontro resulte em melhorias significativas, possibilitando mais segurança para o cidadão no uso de serviços de saúde e de interesse da saúde ofertados no território leste mineiro. O impacto dessas melhorias será medido pelo cumprimento das metas do Índice de Qualidade da Gestão Municipal da Saúde (IQGMS), refletindo diretamente na qualidade de vida das pessoas.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Divinolândia de Minas, Luciene Martins, destaca a praticidade das ferramentas apresentadas durante o encontro, como as planilhas de cadastro de estabelecimentos e denúncia, bem como os modelos de auto de infração e termos de uso, que ajudam na gestão eficiente das demandas da vigilância, garantindo o cumprimento dos prazos.
Luciene ressaltou a importância da honestidade e da sinceridade na coleta de dados, alertando para a necessidade de não negligenciar áreas críticas, como as inspeções de estabelecimentos de Risco I, mesmo quando essas atividades não são diretamente abordadas no IQGMS.
A realização do II Encontro Gerencial expressa o esforço contínuo da SRS de Governador Valadares para aprimorar a gestão da saúde pública, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e práticas que beneficiem diretamente a população.
Autor: Sarah Monteiro, estagiária sob supervisão – Fotos: Sarah Monteiro