SRS Passos incentiva a vacinação contra a Influenza na região

Imagem

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2023 em Minas Gerais foi prorrogada para 31 de julho pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para que as pessoas aproveitem a oportunidade de se protegerem contra a gripe no Estado. Na Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) acompanha a cobertura vacinal e fornece dados para que os municípios possam criar as melhores estratégias para que mais pessoas possam se imunizar.

O público-alvo da campanha nos 27 municípios abrangidos pela SRS Passos totaliza 139.582 pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos, profissionais da saúde e outros considerados vulneráveis ao vírus da influenza. Segundo levantamento do Grupo de Análise e Monitoramento das Coberturas Vacinais – Regional (Gamov-R) em 14 de junho, 70.716 doses de vacina contra a influenza foram aplicadas, alcançando uma cobertura média de 54,47% na região, enquanto o Ministério da Saúde preconiza um índice de 90% de cobertura vacinal.

Segundo Patrícia Mendes Costa, coordenadora do Gamov-R, os dados vacinais são acompanhados e avaliados semanalmente pelas referências técnicas do Nuvepi para serem repassados aos secretários municipais de saúde. “A ideia é facilitar aos secretários o acompanhamento da cobertura, para que eles possam adequar suas estratégias de vacinação no sentido de cumprir a meta do Ministério da Saúde”, disse.

Vacina disponível

A coordenadora do Nuvepi, Márcia Aparecida Silva Viana, explica que os insumos para a vacinação são encaminhados aos municípios à medida que são solicitados, para que a imunização alcance a meta de proteção das pessoas mais vulneráveis ao vírus da Influenza. Segundo ela, cabe aos municípios criarem estratégias para facilitar o acesso das pessoas ao imunizante. “E os municípios da nossa região tem lançado estratégias para aumentar a cobertura, com alguns até passando da meta do Ministério da Saúde”, disse.

Vacinação extramuro, ampliação do horário de atendimento nos postos de vacinação e plantões em finais de semana instituídos por alguns municípios deram resultados positivos, segundo o Nuvepi. Na quarta parcial da cobertura vacinal nos municípios da região, feita em 25 de maio, a média era de 46,11%. Na sexta parcial, de 14 de junho, esse percentual subiu para 58,47%, com o município chegando a 97% do público-alvo.

Oportunidade de prevenção

A referência técnica em imunização do Nuvepi, Sueli Veloso Maia, observa que a influenza continua sendo uma ameaça para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. “Assim o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha e se proteger, porque a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica Sueli Veloso. “Todo indivíduo deve ficar atento e procurar a unidade de vacinação mais próxima de sua casa para receber sua dose”, acrescentou.

A influenza

A influenza, mais conhecida por gripe, é uma infecção viral aguda, que, em casos graves, pode levar ao óbito. Os quadros graves são mais comuns em pessoas com fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, que são o público-alvo da campanha.
– Idosos com 60 anos ou mais de idade;
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento (policiais, bombeiros e guardas municipais);
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
– Trabalhadores portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Autor: Enio Modesto / Foto: SMS Monte Santo de Minas

Rolar para cima