A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na quarta-feira, 26 de julho, uma reunião sobre Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Foram abordados o fluxo de encaminhamento de trabalhadores para atendimento e discussão de casos junto ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), experiências do CEREST de Poços de Caldas nas ações de VAPT, e os passos para a realização de vigilância que resulte na promoção em saúde do trabalhador, com o estabelecimento dos riscos aos quais estão expostos na prevenção de futuros acidentes. Os temas foram conduzidos pela enfermeira do CEREST de Poços de Caldas, Delmira Duarte Rocha.
“A iniciativa contribui para esclarecimentos das dúvidas quanto à abordagem, a prática no nosso trabalho cotidiano, quais funções a serem exercidas e direcionadas, buscando diminuição dos riscos de acidentes” destacou a referência técnica (RT) de Vigilância Epidemiológica do município de Piranguçu, Geanne Aparecida Machado.
A referência técnica da Saúde do Trabalhador da SRS Pouso Alegre, Elisangela de Jesus, abordou a importância do preenchimento correto das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART) no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). “É importante fomentar, junto aos municípios, ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. É necessário o entendimento de que a imensa maioria dos usuários do sistema de saúde são trabalhadores, e um dos passos para essa Vigilância começa na procura desse trabalhador por atendimento. É muito importante que se estabeleça ou não a relação com o trabalho a partir da queixa apresentada, determinando se há ou não uma ligação entre doença e trabalho, realizando ações para promoção de saúde dos trabalhadores”, disse Elisângela.
Também foram temas de debate a investigação de acidentes e doenças que podem ter relação com o trabalho e fluxo utilizado pelo município para Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador (VIEP), desde a captação dos casos até o estabelecimento ou não de nexo com o trabalho. Foi tema de debate também as parcerias estabelecidas para se chegar aos resultados esperados, entre elas: Sindicatos, Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e de Trabalhador (CISTT), Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio), e Rede de Atenção à Saúde do município. O tema foi abordado pela referência técnica em Saúde do Trabalhador do município de Itajubá, Magna Santos Costa.
Durante o encontro, foi apresentada a nova coordenadora do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) de Poços de Caldas, Elaine Cristina de Souza, e teve a presença dos municípios da microrregião de Saúde de Poços de Caldas (com exceção de Andradas), e municípios da microrregião de Saúde de Itajubá.
Autor: Otávio Coutinho