A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) realizou, em sua sede à Av. Afonso Pena, hoje (13) capacitação para mais de 30 profissionais da Copasa, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Defesa Social e Secretaria de Estado de Meio Ambiente para implantação da Comissão Permanente de Combate à Dengue.
Para a referência em Vigilância em Saúde da SRS-BH, Francisco Lemos, o combate à dengue para ser efetivo precisa do controle integrado. “É necessário ter mobilização social e manejo ambiental sempre, controle biológico quando possível e controle químico quando necessário. Assim, trabalhando intersetorialmente, teremos êxito nessa guerra”.
A sargento auxiliar de enfermagem do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Política Militar, Adriana Silva, destaca a aplicabilidade dos conceitos trabalhados. “A partir do momento em que começarmos o trabalho, esse contato será proveitoso. Além disso, seremos multiplicadores do conhecimento”.
Técnicos do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Copasa na região metropolitana de Belo Horizonte, Flávio Ferreira, Isaque Malheiros e Nivaldo Alves reforçam a relevância das Comissões na instituição. “Trabalhamos com saúde do trabalhador e estamos em vários setores. Realizamos atividades juntamente com a comunicação. Esse encontro é importante porque acrescenta informações e abre novos caminhos”. Eles salientam a necessidade de avaliar os riscos. “Estamos estendendo as comissões para as unidades na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Vamos aos municípios e multiplicamos o conhecimento. Nossa função é avaliar os riscos”.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Leandro Heringer