Em consonância com a Campanha Nacional de Hanseníase e Geo-helmitiases e Tracoma, a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS) vem acompanhando, ao longo da última semana, os trabalhos realizados em sua área de abrangência, visando garantir que as metas da campanha sejam alcançadas.
A campanha é uma estratégia integrada proposta pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde para o enfrentamento dessas doenças e tem por objetivos reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, identificar casos suspeitos de hanseníase na faixa etária de 5 a 14 anos e intensificar a identificação e tratamento precoce das doenças, reduzindo o risco de transmissão, em especial nos municípios mais endêmicos. A campanha vem acontecendo desde o dia 10/08 e se estenderá até 31/10, em todo o Brasil.
A região de saúde do Triângulo Sul possui sete municípios prioritários, dos quais União de Minas, Limeira do Oeste, Carneirinho e Iturama já foram visitados pela referência técnica regional do programa, Maria Ângela dos Santos Pereira. Esta semana, a referência estará em Comendador Gomes, Itapagipe e São Francisco de Sales, onde já estão programadas reuniões com profissionais de saúde, educação e outros seguimentos parceiros na campanha.
Maria Ângela afirma que “com a parceria de outros setores da sociedade, principalmente educação, já que a campanha acontece no âmbito escolar, a realização de tratamento e busca ativa de sinais e sintomas, podemos ter o êxito buscado. Além disso, destacamos os municípios de nossa região que voluntariamente aderiram à campanha, por entenderem a importância da promoção à saúde, através da prevenção dessas doenças. São eles Água Comprida, Araxá, Fronteira, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pedrinópolis e Tapira,” conclui.
Autor: Sara Braga