SRS-Valadares promove 5 capacitação sobre dengue para os órgãos estaduais

SRS-Valadares promove 5ª capacitação sobre dengue para os órgãos estaduais

A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu dia 27-10, a quinta capacitação para membros das comissões permanentes de combate à dengue dos órgãos estaduais situados na cidade. (CPCD) Participaram nesta edição representantes da Secretaria de Estado Planejamento e Gestão (SEPLAG), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e de técnicos de Escolas Estaduais.

Durante o evento, foram apresentados o controle vetorial (mecânico e químico) do mosquito Aedes aegyptie e seu ciclo evolutivo, os aspectos clínicos e epidemiológicos da Dengue, além da classificação e situação dos municípios ligados à regional e orientações para  identificação e combate aos possíveis focos nas entidades. Finalizando, os participantes foram informados sobre a missão, atribuições e operacionalidade das CPDC’s.

O superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Augusto Barbosa, destacou a necessidade da participação coletiva na guerra contra a Dengue. “Temos de abrir os olhos e termos a consciência que o combate à Dengue não é só função do poder público, mas de todos nós, em nossas  casas e  nos locais de trabalho. Temos o papel  de sermos replicadores, mobilizando as pessoas, os colegas  e os nossos vizinhos”, frisou.

Já a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária e do CPCD da SRS-GV, Flávia Augusta Viana, reforçou novamente o papel estratégico das CPCD’s nos órgãos estaduais. “As comissões permanentes de Combate à Dengue são uma estratégia de guerra  e têm  o objetivo de atuar  na  prevenção  e  combate  aos  focos  do  mosquito transmissor nos  locais de trabalho, em atendimento  as  recomendações   da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG)”, afirmou.

A representante do SEDESE- DRGV, Odete Procópio, quando foi indicada para participar da capacitação, entendeu a principio que o evento não tinha conexão com seu órgão “Pensei inicialmente que esse treinamento era desvinculado com o objetivo institucional do SEDESE, mas após a capacitação concluí que tem tudo haver, já que somos co-responsáveis nas ações de prevenção a Dengue”, finalizou.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Frederico Bussinger/ SRS Governador Valadares


Rolar para cima