SRS-Varginha realiza Seminário de Imunização

Créditos: Tânia Corrêa

Servidores técnicos da Imunização dos municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha estiveram reunidos, nos dias 9 e 10 de dezembro, para participação no Seminário de Imunização promovido pela SRS, no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, em Varginha. Capacitar os profissionais da imunização a respeito dos imunizantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e rotinas das salas de vacinação foram os objetivos centrais do seminário, que contou, além de muita discussão teórica e prática, com muitos momentos de emoção e reconhecimento.

A equipe de Imunização da SRS-Varginha foi apresentada para todos os presentes, inclusive os profissionais que atuam lotados na Rede de Frio da Regional, sob muitos aplausos. “É um trabalho coletivo, e procuramos sempre fazer o melhor, e isso só é possível graças à organização e senso colaborativo de todos vocês”, afirmou Maria Conceição Olímpio, referência técnica da Rede de Frio da SRS-Varginha.

O primeiro dia do seminário foi caracterizado por apresentações de temas relativos às rotinas das salas de vacina, como o calendário nacional de imunização, o papel da Atenção Primária – apresentado, juntamente ao E-sus, pela referência técnica do Núcleo de Atenção Primária da SRS, Mônica Maciel -, além de estudos de caso sobre esquemas vacinais incompletos. Já no segundo dia, a Cadeia de Frio, imunobiológicos sob suspeita, eventos adversos e sistemas de informações foram temas abordados pela equipe de Imunização da SRS com os técnicos presentes, que participaram dinamicamente das apresentações, relatando casos e compartilhando experiências vividas nas rotinas.

A referência técnica do Programa de Imunização da SRS, Poliana Pereira, frisou a importância do papel destes profissionais no convencimento e disseminação de informação fiel e verdadeira à população. “O cenário atual de vacinação geral encontra-se aquém do ideal – pudemos observar pela queda importante nos índices de cobertura vacinal. Fake News e desinformação são alguns dos fatores que podem ter colaborado negativamente para isso; por isso, destaco ainda mais a necessidade do profissional da ponta disseminar boas informações e munir a sua população de conhecimento sobre a importância das vacinas”, frisou.

Ao fim do seminário, um momento de emoção: o técnico de Suporte Administrativo do Setor de Imunizações da SRS, Anderson Pessi, apresentou um vídeo com diversos momentos da vacinação nos municípios da SRS-Varginha, e leu uma carta escrita por ele aos profissionais da Imunização. “Suas armaduras eram capotes e face shields, e a doação era extrema para ofertar o máximo de atenção, carinho e principalmente esperança para os pacientes, que se encontravam entregues a essa doença. (…) Não era apenas uma vacina, eram milhares de sonhos e esperanças depositadas naqueles pequenos frascos, um verdadeiro misto de sentimentos (…) Parabéns a todos vocês, que, sim, são verdadeiros heróis e possuem nosso reconhecimento”, dizia trechos da carta.

Para finalizar, a equipe de Imunização da SRS entregou aos presentes uma lembrança em reconhecimento ao trabalho árduo realizado nesses últimos dois anos pelas equipes: uma caneca do seminário com bombons, e uma mensagem de agradecimento.

Autor: Tânia Corrêa

Rolar para cima