A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou, nos dias 26 e 27 de setembro, a Oficina de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade. O evento teve como público-alvo técnicos da imunização e representantes da Atenção Primária à Saúde (APS) dos 34 municípios abrangidos pela SRS Diamantina.
O microplanejamento desempenha um papel fundamental na Estratégia de Multivacinação, fornecendo ferramentas para que os municípios se organizem de acordo com suas realidades locais. Esse processo se baseia na análise da situação local, identificando a população-alvo e definindo ações de vacinação intra e extramuros mais eficazes.
A Estratégia de Multivacinação adotada pelo Ministério da Saúde (MS) está sendo implementada em duas etapas. A primeira consiste na realização da oficina de microplanejamento, voltada para os profissionais locais envolvidos nas atividades de vacinação. A segunda etapa engloba a operacionalização da multivacinação, com a campanha programada para ocorrer entre 21 de outubro e 4 de novembro de 2023, incluindo um Dia D de mobilização social em 28 de outubro de 2023.
A Portaria GM/MS Nº 844, de 14 de julho de 2023, estabelece as diretrizes para a multivacinação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2023, incluindo um incentivo financeiro de custeio. Este incentivo será pago em duas parcelas: 60% do valor total previsto já foi transferido aos municípios e os 40% restantes serão pagos aos municípios que aderirem ao microplanejamento.
Carolina de Pietro Carvalho, referência técnica da imunização da SRS Diamantina e responsável pela capacitação, destacou a importância do Microplanejamento como parte integrante da estratégia de vacinação. “A ideia é que cada município desenvolva seu Microplanejamento considerando as especificidades locais, recursos humanos e outras variáveis, formando multiplicadores para aplicar as melhores práticas em nível municipal, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”, explicou Carolina.
Carolina também enfatizou que “o microplanejamento envolve a colaboração de diversos setores em um pacto social para alcançar uma cobertura vacinal mais ampla, uma vez que a imunização por si só não tem atingido as metas desde 2015”.
Também contribuíram com a capacitação as referências técnicas do sistema e-SUS APS e da Comunicação/Mobilização Social em Saúde, Kesley Duarte de Jesus e Ricardo Souza Maciel, respectivamente.
Autor: Ricardo Maciel