Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni realiza reunião do Comitê Macrorregional Covid-19 Nordeste

foto segunda reuniao

A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni realizou nessa terça-feira,14/4, a segunda reunião do Comitê Macrorregional CODIV 19 Nordeste. O Comitê foi criado com a finalidade de contribuir como Centro de Operações de Emergência em Saúde COES – MINAS – COVID 19 no repasse de informações e diagnósticos para subsidiar a análise da situação macrorregional e o processo de tomada de decisões relacionadas ao enfrentamento da COVID-19.

O encontro foi por meio de videoconferência e contou com a participação do Superintendente Regional de Saúde de Teófilo, Ivan José Santana Figueira, juntamente com sua equipe técnica, do Gerente Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves e sua equipe, do comandante da 15ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, Neir Adriano de Souza, dos Presidentes Regionais do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) de Teófilo Otoni e de Pedra Azul, Otávio Ferreira Neto e Maria Aparecida Sicupira, respectivamente, da Secretária Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, Maflávia Aparecida Luiz Ferreira, do Promotor de Justiça, Lucas Dias Pereira Nunes e demais convidados Durante a reunião, técnicos da SRS Teófilo Otoni reforçaram o plano de contingência operativo da Macrorregião Nordeste para o enfrentamento da Covid – 19, apresentado no primeiro encontro. Segundo Ivan Santana, Teófilo Otoni ganhou mais oito leitos de isolamento para o Covid 19.

Bruno Oliveira Souza e Silva, Farmacêutico Analista Clínico e Coordenador do Laboratório Macrorregional de Teófilo Otoni, apresentou o fluxo de coleta de amostras para Covid-19. Segundo ele, a coleta é realizada até o sétimo dia após o início dos sintomas, preferencialmente nos três primeiros dias. As amostras são refrigeradas em temperaturas entre 2 a 8 graus Celsius e transportadas em caixas com gelo reciclável. “A amostra poderá ficar armazenada refrigerada por até 72 horas entre o momento da coleta e a chegada na Fundação Ezequiel Dias (FUNED)”, afirma Bruno. O Laboratório Macrorregional organizou uma escala  especial para transportar as amostras, com ida de carro três vezes por semana para Belo Horizonte, incluindo os finais de semana.

No final da reunião, o Promotor de Justiça, Lucas Dias Pereira Nunes, mencionou a questão do afrouxamento do isolamento social com a possível reabertura do comércio local. Segundo ele, isso ocorrerá quando o sistema de saúde da cidade tiver condições mínimas para atender à população frente ao novo coronavírus. Na região, foram confirmados até o presente momento dois casos.

Autor: Débora Goeking

Rolar para cima