Entre os dias 07 e 10 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais irá realizar a implantação do Telemonitoramento de UTI Neonatal nos hospitais de Paracatu, Araguari e Uberlândia. O serviço de telemedicina, que está em funcionamento desde 2012, permite a interação entre os profissionais especialistas e com maior expertise na área com os profissionais das UTIs neonatais de oito hospitais (Montes Claros, Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni, Barbacena e Divinópolis), totalizando 90 leitos telemonitorados e 5.519 teleconsultorias realizadas no Estado.
Para a implantação foram realizadas 12 webconferências (aula e discussão de casos focais) onde foram abordados assuntos como suporte nutricional enteral, nutrição parenteral, punção lombar, aleitamento materno em UTI, retinopatia da prematuridade, septicemia neonatal, acesso venoso em neonatos, reanimação neonatal, suporte ventilatório não invasivo, suporte ventilatório invasivo, hemoterapia em neonatos, hemorragia peri intraventricular.
Planejamento da ação para implantação de novas unidades
Patrocínio:
– Dia 07/05/2014 às 18h: reunião no hospital de Patrocínio com apresentação do projeto para toda a equipe.
– Dia 08/05/2014 às 8:30 horas: no hospital – capacitação da equipe, criação de senhas de acesso e testes com a central de telemonitoramento. Levantamento de equipamentos, rede lógica e elétrica da unidade. Capacitação da equipe técnica a ser realizado pela médica e enfermeira da Central.
– Dia 09/05/2014 às 8:30 horas: no hospital. Capacitação da equipe técnica a ser realizado pela médica e enfermeira da Central.
Araguari:
– Dia 08/05/2014 às 13h – Hospital Municipal de Araguari – reunião no hospital com apresentação do projeto para toda a equipe, capacitação da equipe, criação de senhas de acesso e testes com a Central de Telemonitoramento. Levantamento de equipamentos, rede lógica e elétrica da unidade.
Uberlândia:
– Dia 09/05/2014 às 11h – Hospital Uberlândia (HU ou Municipal – a decisão fica à critério da equipe da SRS ) – apresentação do projeto, capacitação da equipe, criação de senhas de acesso e testes com a Central de Telemonitoramento. Levantamento de equipamentos, rede lógica e elétrica da unidade. Capacitação da equipe técnica a ser realizado pela médica e enfermeira da Central.
– Dia 09/05/2014 às 17h – Hospital Uberlândia (HU ou Municipal – a decisão fica à critério da equipe da SRS ) – apresentação do projeto, capacitação da equipe, criação de senhas de acesso e testes com a Central de Telemonitoramento. Levantamento de equipamentos, rede lógica e elétrica da unidade. Capacitação da equipe técnica a ser realizado pela médica e enfermeira da Central.
Autor: Míria César