Teófilo Otoni recebe I Fórum de Atenção Primária

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRSTO), realiza o “I Fórum de Atenção Primária, hoje (01/07) e amanhã (02/07), no anfiteatro do Nobre Palace Hotel. Com o tema “Desafios para Gestão Municipal de Saúde”, o evento busca capacitar gestores municipais de saúde, coordenadores de Atenção Primária, coordenadores de Saúde Bucal e supervisores de Grupo de Aperfeiçoamento Profissional dos municípios sob a jurisdição da SRSTO.

Segundo o superintende regional de saúde de Teófilo Otoni, Ivan José Santana Figueira, a iniciativa irá agregar conhecimento aos participantes. “O evento, com a visão sistêmica da coordenadoria de Atenção Primaria, é muito importante. Durante os dois dias de realização do Fórum iremos mostrar aos presentes a importância da Atenção Primaria à Saúde, principalmente a questão hospitalocentrica. Quando a atenção primária funciona bem, todos os outros níveis de atenção funcionam melhor”, ressaltou.

Para a coordenadora do núcleo de Atenção Primária da SRSTO, Helen Regina Pinheiro Rodrigues, a Atenção Primária à Saúde tem que ser tratada como prioridade na gestão municipal, estadual e no nível de Ministério da Saúde. “A partir do momento que nós equacionamos momentos para compartilhar o conhecimento que cada um tem no contexto da atenção Primária buscamos, portanto, o seu fortalecimento”.

Entre os desafios de um gestor municipal, o secretário de Saúde de Teófilo Otoni, Edmar Oliveira da Silva, enfatiza a importância de tornar efetiva e eficiente a Atenção Primária no município. “Sabemos que o gestor ocupa hoje 70% a 80% do seu tempo trabalhando ações de primeiro nível, ações essenciais para o indivíduo. Uma Atenção Primária bem organizada, e que trabalha de forma eficiente tranqüiliza os hospitais, tranqüiliza uma atenção secundária, ou seja, todo o movimento da saúde se normaliza”, finalizou.

Autor: Lineu Cardoso

Rolar para cima