No último sábado (24/09), aconteceu mais uma etapa do projeto ‘Troca Saudável contra a Dengue’, em Patos de Minas. O projeto, que faz parte do programa Estadual de combate à dengue, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG), tem como objetivo reunir os poderes públicos e privados para conscientizar a população e promover a eliminação dos depósitos inservíveis, bem como dos resíduos sólidos urbanos que possam vir a acumular água e se tornar criadouros do mosquito da dengue.
O local escolhido desta vez foi a praça principal do bairro Nossa Senhora de Fátima, abrangendo também os bairros Coração Eucarístico e Sorriso. Os materiais inservíveis e resíduos recicláveis recolhidos, que ao todo encheram dois caminhões, foram destinados à Associação da Indústria de Pneumáticos – ANIP e à Associação Patense de Reciclagem – APARE, a fim de serem reaproveitados e reciclados.
A Cemil, nova parceira do projeto, doou 500 litros de leite para trocar por materiais inservíveis. Flávia Patrícia Mendes Nunes, educadora em saúde do programa municipal de combate à dengue, considerou positivo o balanço dos mutirões e ações educativas desenvolvidas no mês de setembro. “Na semana passada fizemos o mutirão ecológico nas margens do Rio Paranaíba e, no dia 10 de setembro, houve ação semelhante a esta de hoje: em frente ao Sesi, envolvendo os bairros Sebastião Amorim, Panorâmico e Belvedere, foram trocados 500 litros de leite Cemil por materiais inservíveis”, disse Flávia.
Lindomar Marques Babilônia, Superintendente Regional de Saúde de Patos de Minas, destacou que ações de mobilização devem acontecer com maior intensidade principalmente agora, quando chegam as chuvas e o calor, momento propício para uma possível epidemia de dengue. “A Troca Saudável incentiva as pessoas a não deixar juntar materiais que possam acumular água em seus quintais”, observa o superintendente.
Vilma Luzia Silva foi a primeira pessoa da fila. Durante 15 dias, ela juntou três sacos de garrafas pets em toda a vizinhança e levou para casa 5 litros de leite Cemil. “Além de incentivar a gente a limpar os quintais, nós ainda ganhamos o leite para a nossa família”, comentou Vilma.
Nilda Regina de Trigueiro sabe muito bem o quanto é importante a prevenção de todos contra a dengue, pois o pai dela já teve a doença. “O nosso quintal fica sempre limpo, mas, infelizmente, o da vizinhança não. Todos nós devemos nos esforçar para combater a dengue”.
Além da Troca Saudável houve outras atividades de mobilização: exposição de móveis confeccionados em pneus, disponibilização do microscópio para visualização de larvas e pupas, demonstração do peixe guppy para o controle biológico, distribuição de pipoca e balas, fornecimento de água pela Copasa e sorteio de brindes doados pelo comércio local. A ação teve o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Obras e da Empresa de Limpeza Urbana.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lilian Cunha/SRS Patos de Minas