A partir do mês de novembro, o Laboratório de Rede do Hospital Municipal de Unaí passou a realizar o exame de Sorologia de Dengue, que detecta anticorpos IgM humanos contra o vírus dengue por meio de ensaio imunoenzimático. A inciativa tem a participação da Regional de Saúde de Unaí, do Laboratório Macrorregional de Uberaba, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) – Laboratório de Arbovírus/Serviço de Virologia e Riquetsioses, da Secretaria Municipal de Saúde de Unaí e Laboratório do Hospital Municipal do município.
A detecção dos anticorpos IgM do vírus de dengue é de extrema importância, tanto para o diagnóstico de casos suspeitos, quanto para as ações da vigilância epidemiológica. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Unaí, “ter um laboratório desses, que é um instrumento de vigilância em saúde no que se refere ao diagnóstico sorológico de dengue, é um grande avanço para a região noroeste de Minas facilitando assim a realização das ações de vigilância trazendo benefícios para a população”, disse.
O Laboratório de rede do Hospital Municipal de Unaí atenderá, além do município de Unaí, os 11 municípios de jurisdição da Regional, dentre eles, Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Chapada Gaúcha, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Paracatu, Riachinho e Uruana de Minas.
Para a Farmacêutica Franciele Nascimento “a descentralização do exame, antes realizado pelo Laboratório Macrorregional de Uberaba, significa um grande progresso para o diagnóstico sorológico de dengue, visto que trás mais facilidade na entrega das amostras pelas secretarias municipais de saúde da região, viabilizando assim um diagnóstico mais rápido”.
Autor: Jessika Caldeira