Na última quarta-feira (10/2), a Regional de Saúde de Ubá recebeu 9 mil doses da vacina CoronaVac, enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e transportadas em um avião da Polícia Militar (PMMG). A terceira remessa chegou ao aeroporto do município de Ubá e a distribuição para os 31 municípios da abrangência da Regional, iniciou-se na manhã do dia seguinte (11/2), com a escolta da PMMG para acompanhar os carros das Secretarias Municipais de Saúde (SMS’s) que saiam da Regional com os imunizantes para as respectivas cidades. Seguindo as recomendações da SES-MG, além dos profissionais/trabalhadores da saúde, os idosos com 90 anos ou mais, também, começam a ser imunizados em toda região.
A equipe de imunização e epidemiologia é a responsável pela distribuição entre as cidades da jurisdição da Regional. “Cada remessa que recebemos gera uma logística intensa, por conta do fluxo de profissionais dos municípios que temos recebido na sede, o que para nós é motivo de satisfação. Dessa vez, o total a ser distribuído aos municípios são 6.565 doses, que já somam as doses 2 (da segunda remessa) e as doses 1 dessa terceira remessa, recém-chegada. As doses 2, dessa terceira remessa, ficarão reservadas, aqui, na nossa Rede de Frios”, explicou o responsável pelo setor de imunização da Regional de Saúde de Ubá, Wallan MacDonald.
A diretora da Regional, Aline de Almeida Prado, salientou o esforço da equipe em efetivar a campanha de vacinação de forma rápida e criteriosa. “Temos muito a agradecer ao 21º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais que tem nos auxiliado, desde a busca das vacinas no aeroporto até a entrega em cada uma das 31 cidades, proporcionando a segurança que é fundamental. Nossa equipe inteira tem se empenhado muito, principalmente, a de imunização e epidemiologia, que desempenha esse papel de separar e distribuir as doses para os nossos municípios para a proteção da saúde das pessoas que moram na nossa região”, pontuou a diretora.
Autor: Keila Lima