A 22º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está chegando ao fim na próxima terça-feira, dia 30/6. Mesmo com cobertura geral de 94,96%, o Estado ainda não atingiu a meta, que é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Cerca de 883.391 pessoas ainda não receberam a vacina.
Segundo dados do Sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) da última terça (23/6) a menor cobertura está entre os adultos de 55 anos a 59 anos, cuja taxa é 59,06%. Entre as gestantes, a cobertura encontra-se em 62,20% e entre as crianças em 66,56%. Já entre as puérperas, a cobertura está em 80,34%.
A coordenadora Estadual do Programa de Imunizações, Josianne Dias Gusmão, reforça que a vacina contra a influenza é muito importante, uma vez que permite reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
Fases da campanha
Gripe em Minas
Em Minas Gerais, até o momento, foram registrados 109 casos de influenza e 15 óbitos. Confira outros dados sobre a doença em Minas neste link.
De acordo com a coordenadora, Josianne Gusmão, a imunização pode reduzir os riscos de complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pela Influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.
Autor: Juliana Gutierrez