O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Vale do Aço realizou nesta quinta-feira (24/09), reunião para alinhar e definir sobre a realização do terceiro simulado de emergência na região. A Referência Técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Éder Silva, membro do PAM-VA e representante da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, participou da reunião de alinhamento e informou que a data da realização do evento será dia 21 de outubro, na BR 381, saída de Ipatinga.
Segundo Éder Silva, o objetivo do PAM-VA é estabelecer procedimentos técnicos, criando uma rede de contatos entre as empresas participantes. Com essa rede, a intenção é melhorar os atendimentos a incidentes e acidentes, de grande e médio porte, na Região Metropolitana do Vale do Aço. “Durante a realização do terceiro simulado, como em outros, será construída uma cena de ficção, em que todos os órgãos possam realizar atividades sem quaisquer danos à comunidade ou ao meio ambiente”, conta. Éder também ponderou que, em casos reais, como em acidentes com veículos de transporte de cargas com produtos químicos, é fundamental a participação da vigilância ambiental para monitorar os impactos ao meio ambiente, solucionando os casos quando necessário.
O PAM-VA
O Plano de Auxílio Mútuo do Vale do Aço (PAM-VA) é organizado e coordenado pelas seguintes empresas signatárias: Aperam, Cenibra, Emalto, Socicam, Usiminas, Vale e White Martins. Reúne também a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), a Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), a Polícia Militar, as Polícias Rodoviárias, Federal e Estadual, além da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável.
O Plano tem como finalidade a conjugação de esforços de empresas e entidades federais, estaduais e municipais, responsáveis pelas respostas às emergências nas instalações das empresas integrantes, bem como a cooperação para atendimento a acidentes no transporte de produtos perigosos.
Autor: Flávio Samuel