Valora Minas é tema de debate na Regional de Pouso Alegre

Divulgação

Entre os dias 23 a 27/8, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participa da implantação da nova Política Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Valora Minas. Essas oficinas territoriais são realizadas em todas as macrorregiões do estado e possuem como objetivo discutir a aplicação das diretrizes dessa política, de modo a avançar em etapa de implantação da política pela seleção dos beneficiários para o módulo Valor em Saúde e Plataformas.

A Especialista em Políticas de Gestão em Saúde (EPGS) Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva – Referência Técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre, ressaltou a importância do encontro. “A nova Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Valora Minas, proporciona uma distribuição mais equitativa dos recursos estaduais, voltados para a atenção hospitalar, em todo o território mineiro, de modo a considerar as especificidades e disparidades de cada território, ampliar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade”, destacou.

A oficina trará luz as discussões no território sobre a implantação da Política de Atenção Hospitalar Valora Minas. Esta política consolida as ações e políticas de atenção hospitalar, de modo que os programas de repasse estadual migrarão para ela. O módulo Valor em Saúde contempla hospitais de relevância microrregional, macrorregional e estadual, com notória contribuição para a resolubilidade dos territórios para os serviços de média e/ou alta complexidade hospitalar. No escopo da Política Valora Minas também está previsto o módulo Hospitais Plataforma que contempla hospitais que não cumprem com critérios de elegibilidade do módulo.

A oficina está sendo conduzida pela diretora de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da SES-MG, Monique Fernanda Félix Ferreira, com a colaboração de outras coordenações das áreas temáticas envolvidas com a atenção hospitalar bem como as Unidades Regionais de Saúde da macro Sul (Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha) e COSEMS regionais. O público-alvo da reunião são todos os gestores municipais de saúde da macro Sul, hospitais contratados com o SUS e técnicos das URS de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha.

 

 
 

Autor: Otávio Coutinho Meyer Fernandes

Rolar para cima