No Dia do oftalmologista (O7/05), Minas tem muito o que comemorar: Mais de 1.527 cirurgias de catarata, 44 cirurgias de pterígio, 3.412 consultas e 4.530 exames foram realizadas no estado nos últimos 6 meses pelo Programa Ver Minas, lançado em novembro de 2013.
O Programa Ver Minas oferece à população com idade acima de 50 anos assistência oftalmológica clínica e cirúrgica em Unidades Móveis. Até o momento 113 municípios de Minas Gerais já foram contemplados e 52.632 cidadãos atendidos.
Segundo o Superintendente de Redes de Atenção à Saúde, Marcílio Dias Magalhães, houve grande mobilização das equipes municipais de saúde para informar à população sobre a importância dos exames oftalmológicos permitindo grande adesão de usuários ao programa. “Estamos evitando que o cidadão tenha que se deslocar da sua cidade para realizar uma consulta oftalmológica ou uma cirurgia de catarata. O programa leva assistência onde estão as pessoas, realizando todos os exames e fazendo os procedimentos cirúrgicos com segurança e qualidade”, disse Marcílio.
Serviços
O Ver Minas é composto por dois caminhões: um equipado com consultório e sala para exames e o outro com uma sala cirúrgica. As unidades têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3.200 exames e 250 cirurgias. Contam com médicos oftalmologistas e oferece até 30 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho.
O Programa atende às microrregiões de saúde que não possuam prestador de serviços oftalmológicos e que não realizam cirurgias de catarata. Alguns municípios que apesar de oferecerem os serviços têm um grande volume de demanda por cirurgias de catarata, possuem Índices de Desenvolvimento Humano muito baixo, número elevado de população acima de 50 anos ou mesmo quando o Gestor Municipal de Saúde solicita também podem ser beneficiados.
Com a iniciativa, o Governo de Minas busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população mineira acima de 50 anos. A catarata é uma doença considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo. E atualmente está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão.
Considerando que em Minas mais de 4 milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, o programa vai beneficiar muitos mineiros .
Próximas cidades
A próxima etapa do Programa Ver Minas acontecerá na microrregião de Diamantina entre os dias 06 e 11 de maio de 2014 e contemplará os municípios de Alvorada de Minas, Carbonita, Coluna, Congonhas do Norte, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouvêa, Itamarandiba, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Serro.
Conheça os municípios já atendidos pelo programa até o momento:
Abaeté; Araçaí; Baldim; Biquinhas; Cachoeira da Prata; Caetanópolis; Capim Branco; Cedro do Abaeté; Cordisburgo; Fortuna de Minas; Funilândia; Inhaúma; Jequitibá; Maravilhas; Morada Nova de Minas; Paineiras; Papagaios; Paraopeba; Pequi; Pompéu; Prudente de Morais; Quartel Geral; Santana de Pirapama; Sete Lagoas; Berizal; Curral de Dentro; Fruta de Leite; Indaiabira; Montezuma; Ninheira; Novorizonte; Padre Carvalho; Rio Pardo de Minas; Rubelita; Salinas; Santa Cruz de Salinas; Santo Antônio do Retiro; São João do Paraíso; Taiobeiras; Vargem Grande do Rio Pardo; Bom Jesus do Galho; Caratinga; Entre Folhas; Imbé de Minas; Inhapim; Piedade de Caratinga; Santa Bárbara do Leste; Santa Rita de Minas; São Domingos das Dores; São Sebastião do Anta; Ubaporanga; Vargem Alegre; Vermelho Novo; Botumirim; Capitão Enéas; Cristália; Francisco Sá; Grão Mogol; Josenópolis; Antônio Dias; Coronel Fabriciano; Córrego Novo; Dionísio; Jaguaraçu; Marliéria Pingo-D’água; Timóteo; Açucena; Belo Oriente; Braúnas; Bugre; Dom Cavati; Iapu; Ipaba; Ipatinga; Joanésia; Mesquita; Naque; Periquito; Santana do Paraíso; São João do Oriente; Boa Esperança; Coqueiral; Ilicínea; Santana da Vargem; Campos Gerais; Alfredo Vasconcelos; Alto Rio Doce; Antônio Carlos; Barbacena; Capela Nova; Carandaí; Cipotânea; Desterro do Melo; Ibertioga; Paiva; Ressaquinha; Santa Bárbara do Tugúrio; Santa Rita de Ibitipoca; Santana do Garambéu; Senhora dos Remédios; Conselheiro Lafaiete; Brasilândia de Minas; João Pinheiro; Lagoa Grande; Araxá; Campos Altos; Ibiá; Pedrinópolis; Perdizes; Pratinha; Santa Juliana e Tapira. |
Autor: Juliana Gutierrez