Durante toda a última quarta-feira, dia 1º de fevereiro, 21 responsáveis técnicos pelo Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA) de seis municípios (Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ituiutaba e Santa Vitória) reuniram-se para treinamento sobre Planejamento/Programação e Elaboração das Ações da Vigilância Sanitária para o ano de 2012, como uma das atividades previstas pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.
Realizado no auditório da Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, várias ações que serão desencadeadas a partir desta capacitação. Entre elas, hierarquizar as prioridades como atualizar o código sanitário, destinar corretamente os recursos financeiros, entrar em contato com a população descobrindo quais são seus maiores problemas em relação a alimentos, conhecer profundamente o Plano Municipal de Saúde e suas principais deficiências.
Outra atitude discutida é a interação do Ministério Público, setor jurídico municipal e Gerência Regional de Saúde (GRS) para tomadas de decisões que facilitem e orientem a população. Um dos pontos mais debatidos foi a inclusão da Educação Sanitária usando o apoio de toda a mídia local e trabalho com as escolas fazendo dos alunos disseminadores de uma vigilância sanitária mais atuante e envolvida com os seus moradores.
A importância deste plano do Núcleo de Vigilância Sanitária é a orientação na elaboração do plano de ação de cada município, definindo suas metas e prioridades diante da nova visão de integração em Vigilância em Saúde. “O treinamento foi fundamental na inserção das vigilâncias sanitárias e fazer com que a comunidade passe a ser parceira e conhecedora dos problemas de seus municípios”, ressaltou Cínthia Ferreira Freitas, coordenadora de Vigilância em Saúde da GRS de Ituiutaba.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Márcia Espir