Vigilância sanitária regional realiza curso sobre boas práticas de comercialização de alimentos

Vigilância sanitária regional realiza curso sobre boas práticas de comercialização de alimentos

Comer é muito bom e todo mundo gosta, mas é preciso estar atento ao que consumir. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 1,8 milhão de pessoas foram expostas à doenças transmitidas por alimentos (DTA) no Brasil entre 1999 a 2010, em quase sete mil surtos notificados; dados que podem estar, ainda, sendo subnotificados.

Por este motivo, a Capacitação em Boas Práticas de Comercialização de Alimentos, que teve início ontem (04/10) e termina amanhã (06/10), na sede do SENAC Uberaba, tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de técnicos municipais de Vigilância Sanitária sobre a realização de inspeções em restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados, açougues, padarias e outros estabelecimentos. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), através da equipe do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba)

A capacitação aborda meios para a melhor aplicação de normas sanitárias em vigor, perpassando temas como: boas práticas, rotulagem, noções de microbiologia, controle de vetores e pragas, uso correto de saneantes, área física, entre outros. Estão inscritos no curso, mais de 50 profissionais de municípios das regionais de saúde de Uberaba, Ituiutaba e Uberlândia. 

A técnica em Vigilância Sanitária do município de Uberlândia, Janice Aparecida Ferreira, afirma que trabalhar com as legislações da área de alimentos é bastante complexo e a oportunidade de discuti-las é ótima para fazer esclarecimentos; “Além disso, a socialização de conhecimentos e experiências com colegas de trabalho é sempre enriquecedora”, conclui.

Adilson Caetano, um dos responsáveis pela organização do treinamento, afirma que é importante reciclar os conhecimentos das equipes com freqüência para garantir a segurança da população, já que existe uma rotatividade de profissionais nos municípios. Para o coordenador do NUVISA, Maurício de Oliveira, “o mais importante é garantir o comércio de alimentos de qualidade não só na região do Triângulo Mineiro, mas em todo o estado”.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Sara Braga


Rolar para cima