Visita aos hospitais de Fabriciano e Timóteo reforça interesse do Estado na saúde regional

Imagem

Comitiva contou com a presença da deputada estadual Rosângela Reis, que afirmou o compromisso do governador Pimentel em cumprir todos os acordos em andamento

O superintende regional de saúde de Coronel Fabriciano, Wagner Barbalho, recebeu na manhã desta segunda-feira (8/06), a visita da deputada estadual Rosângela Reis, que veio ao Vale do Aço tratar de assuntos pertinentes à saúde regional, em especial no que tange o esforço do governador Fernando Pimentel em fortalecer as redes de atenção à saúde, a atenção primária e a atenção hospitalar e ambulatorial.

Após um encontro com o superintendente na sede da SRS Coronel Fabriciano, ambos seguiram para o Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB), em Timóteo, acompanhada de demais lideranças municipais. O objetivo da visita foi conhecer  de perto a realidade assistencial do HMVB, a capacidade atual de atendimento e as atuais demandas necessárias para atendimento à população. O superintendente regional, Wagner Barbalho, reforçou o plano de metas e ação do Estado para todas as regiões de Minas Gerais e destacou que o Vale do Aço, em especial, tem muito a crescer na área da saúde.

“Além da garantia do governador Fernando Pimentel em cumprir acordos assinados na gestão anterior e que por desordem não foram sequer iniciados, fica a certeza de que aqueles em andamento serão concluídos. Além do mais, a Regional de Coronel Fabriciano (e seus 35 municípios) foi uma das que menos recebeu recursos do Estado ao longo dos últimos 10, 12 anos, mesmo com a reforma do São Camilo Fabriciano e os investimentos no Vital Brazil. É preciso mais e com a transparência desse governo e a necessidade de recursos, nossa região será contemplada com mais saúde”, garantiu o superintendente.

Hospital

No Vital Brazil, o superintendente regional e a deputada Rosângela Reis se encontraram com Érica Dias, diretora administrativa do hospital, Tatyane Martins (diretora assistencial) e Edla Rodrigues (diretora de apoio), que apresentaram demandas dos dois hospitais administrados pela Sociedade Beneficente São Camilo em parceria com o Estado. Além do Vital Brazil, a entidade administra o Hospital São Camilo, em Coronel Fabriciano.

“Procuramos em todas as nossas conversas com o secretário estadual de saúde, Fausto Pereira dos Santos e o governador Fernando Pimentel recuperar a capacidade de investimento na área da saúde em todas as cidades que compõem essa superintendência. Sabemos que existem algumas demandas mais urgentes e conhecê-las de perto facilita na hora da negociação e liberação de emendas”, frisou a deputada.

Capacidade

A diretora administrativa dos hospitais camilianos no Vale do Aço, Érica Dias, juntamente com as demais administradoras, apresentou os investimentos programados para ambos os hospitais, com recursos do Governo do Estado. Um deles é o aumento do número de leitos, que no Vital Brazil passará de 77 para 160, enquanto em Fabriciano de 43 leitos operacionais para 115. No São Camilo de Coronel Fabriciano, o aumento de 72 leitos é para o setor de internação, em fase final de construção e na pauta do Estado para conclusão ainda esse ano. Por questão de ajustes e para desafogar o pronto atendimento, o São Camilo opera hoje com 60 leitos, após adequação da sala de observação.

Vocação

A nova gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) vai reforçar a atual configuração das redes de atenção, conforme foi tratado no Encontro Mineiro de Saúde, realizado no mês passado. Ao rever e reforçar a saúde a partir da lógica de funcionamento do Ministério da Saúde, a estruturação será por meio de redes, com programação geral de ações e serviços em saúde regionalizado. “É um método fundamental para dar agilidade aos processos ligados à saúde. Essa área é uma cadeia que precisa ser trabalhada e vocacionar cada hospital dará agilidades aos serviços e processos, disse Érica Dias.

Rolar para cima