O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador (CISTT/MG), promoveram entre os dias 05 e 06 de abril, terça e quarta-feira, o Webinário sobre saúde da trabalhadora e do trabalhador: Ampliando debates e redefinindo caminhos no controle social.
O evento foi fruto de uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSESMS-MG) e contou com debates sobre as principais questões referentes à saúde da trabalhadora e do trabalhador. A transmissão do Webinário foi feita pelo canal da Escola no Youtube e os dois dias de exposições já estão disponíveis, na íntegra, na plataforma.
Alguns dos principais objetivos deste Webinário foram: discutir o cenário atual da saúde dos trabalhadores no SUS; apresentar ações, iniciativas e estratégias que vêm sendo desenvolvidas no estado de Minas Gerais para o fortalecimento da saúde da trabalhadora e do trabalhador; debater a importância de se desenvolver uma Política de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador no estado de Minas Gerais e discutir a relevância da Vigilância em Saúde para os trabalhadores.
Debates
Na terça-feira, 05 de abril, foi o primeiro dia do Webinário e contou com uma mesa de abertura. O coordenador da CISTT MG, Antônio Pádua Aguiar, iniciou os trabalhos dando as boas-vindas a todas as pessoas e destacou a intenção da CISTT/MG em alcançar mais conselhos municipais de saúde e pontuou que a Comissão atua em defesa de todos os trabalhadores, independente se são da iniciativa pública, ou privada.
Em seguida, a Diretora-Geral da ESP-MG, Mara Guarino Tanure, comentou sobre a importância da realização do Webinário e reforçou, em sua fala, o compromisso da Escola em contribuir com os debates e o fortalecimento das políticas públicas e serviços de saúde que compõem o SUS e em sentido amplo.
O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Ricardo Almeida Viana explicou que para o Cosems é muito significativo falar da saúde do trabalhador e trabalhadora e ele também enfatizou a atuação dos trabalhadores da saúde, especialmente os do SUS, na pandemia da Covid-19.
Já o Coordenador da CISTT Nacional, Jacildo Pinho falou sobre o momento em que o país atravessa, em que muitos trabalhadores perderam seus empregos, já outros precisaram se adaptar a novos modelos de trabalho, como a chegada do trabalho online, por exemplo, e que tal realidade reafirmou a necessidade da atuação do CISTT nacional.
E fechando a mesa de abertura, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva, comentou sobre a parceria com a ESP, que é uma referência estadual e nacional na formação das trabalhadoras e trabalhadores do SUS.
Ele também pontuou que agora também é necessário discutir as novas relações de trabalho, que foram provocadas pela pandemia e que este Webinário irá proporcionar um espaço adequado.
Após a mesa de abertura, foram iniciados os debates do primeiro dia, que abordaram a atual conjuntura referente à saúde da trabalhadora e do trabalhador; os desafios e oportunidades da saúde dos trabalhadores no SUS; as iniciativas e ações de fortalecimento no estado e as contribuições da CISTT/CES-MG.
Já no segundo dia, 06 de abril, as conversas trataram dos Desafios da implementação da Política Nacional de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador no estado de Minas Gerais, com enfoque nas ações de vigilância e promoção da saúde; as iniciativas do Ministério da Saúde para o fortalecimento dos CEREST e situação atual dos CEREST no país e o CEREST no matriciamento das ações de saúde da trabalhadora e trabalhador no SUS, apresentando a experiência do município de Betim. Após cada uma apresentações, o público pôde enviar perguntas por meio do chat e foi realizado um debate entre os expositores.
Fechando o Webinário, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva, reforçou a relevância da criação das CISTTs municipais, pois, de acordo com ele, é necessário que aconteçam essas discussões sobre a saúde dos trabalhadores nos conselhos municipais, porque as CISTTs auxiliam todos os trabalhadores, inclusive os da iniciativa privada e aqueles que não estão com vínculo empregatício.
Por fim, o presidente do Conselho Estadual lembrou que amanhã, quinta-feira, dia 07 de abril será o dia mundial da saúde, “momento de defender a saúde pública de qualidade e também é uma oportunidade para trabalharmos para o fortalecimento do sistema público de saúde. Parabéns a todos os profissionais da área de saúde, aos usuários e todos os envolvidos nesse discussão”, concluiu.
Autor: Vívian Campos (ASCOM ESP-MG)